Fórum da TV Digital
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 12
Data de inscrição : 24/03/2024
https://sbtvd-pal-m.forumeiros.com

Tecnologia Desvairada Empty Tecnologia Desvairada

Sex Abr 26, 2024 9:16 am
Tecnologia Desvairada - O elefante e o camundongo

Publicado em julho de 2006

Quem procura conhecer detalhes técnicos de certo aparelho de som, antes de se decidir pela sua compra, fica intrigado ao verificar as grandes diferenças entre as potências "RMS" e "PMPO" declaradas nas ofertas desses produtos

Antes de mais nada, o que é potência?

Potência é como uma ficha de antecedentes fornecida pela polícia.

Como o título indica, ela só se responsabiliza pelo histórico de conduta do cidadão até o dia da expedição do documento...

Para se ter uma idéia verdadeira do que é potência, vamos dar um exemplo prático:

Precisamos levar um saco de areia de 60 quilos à uma altura de 10 metros.

Esse "serviço" é visto pela física como "trabalho".

Temos a disposição dois candidatos para realizar este trabalho:

um elefante e um camundongo.

Não é difícil perceber que o elefante é muito mais "potente" que o camundongo, pois ele é capaz de realizar esse "trabalho" em poucos minutos, isto é, pode levar toda a areia do saco de uma só vez.

Quanto ao camundongo, este também é capaz de realizar o trabalho, só que isso pode demorar algumas semanas, ao carregar em cada viagem poucas gramas da areia desse mesmo saco.

Logo, "potência" é a EXPECTATIVA realização de um certo trabalho em um DETERMINADO tempo. Nada além disso.

Nada impede de que o elefante tenha um infarto no meio do caminho e o trabalho acabe sendo realizado apenas pelo camundongo.

A medida de potência é dada em Watt, ou hp (horse-power, cavalo de força).

Um hp é igual a 736 watts. Certamente, um elefante tem muito mais watts ou cavalos de força que um camundongo. No entanto...

A potência de um aparelho elétrico pode ser definida em testes normalizados, entretanto, o seu tempo de trabalho (vida útil) pode apenas ser estimado através da estatística.

Quando se compra uma lâmpada, têm-se uma espectativa de vida útil, de acordo com a declaração do fabricante da mesma.

Uma lâmpada incandescente de 60 Watts tem uma expectativa de trabalho de 1000 horas, logo o seu trabalho PODE chegar a 60 watts vezes mil horas, igual a 60.000 watt-hora.

Se, no entanto, a tensão de utilização (voltagem) subir em 15%, a potência da lâmpada pode chegar a 70 watts. Essa alteração faz com que a expectativa de trabalho caia para 400 horas, ou seja, 70 watts vezes 400 horas, igual a 28.000 watt-hora, ou 28 kWh (kilowatt-hora).

Essa raciocínio também vale para para os amplificadores do som.

A potência "RMS", na realidade, potência média contínua, significa que certo amplificador pode sustentar tal potência em pelo menos cinco minutos de teste.

É como se um locutor de futebol ficasse gritando "gooooooooolllll" durante 300 segundos.

Além desse tempo, a temperatura do aparelho pode subir até alcançar a sua estabilidade térmica, ou provocar a queima parcial ou total de seus circuitos.


Para a sorte da maioria dos amplificadores (e do locutor também), a potência e o tom da voz são variadas e pausadas entre as palavras e sentenças.

Quanto a potência "PMPO", também conhecida como "potência de pico", ninguém declara como tal façanha foi obtida, nem quanto tempo essa "potência" foi sustentada durante os testes.

Não está na hora dos fabricantes e comerciantes "abrirem esse jogo" ?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos